Mesa da Páscoa sem folar não é a mesma coisa

Folar é uma tradição à mesa da Páscoa | Foto: Eduardo Pinto

A Feira do Folar de Valpaços vai para a 24ª edição, foi apresentada, esta terça-feira, pelo presidente da Câmara, Amílcar Almeida, e realiza-se de 22 a 24 de março, uma semana antes da Páscoa, no pavilhão multiusos da cidade.

“É a feira gastronómica mais representativa da região Norte”, disse o autarca. Custa 150 mil euros e, além do folar, também vai ter pão, bolo podre, fumeiro, azeite, vinho, amêndoa, mel, compotas, entre outros produtos regionais. No pavilhão multiusos vão estar 93 expositores do concelho.

O preço do folar está tabelado. Em 2024 o preço máximo será de 14 euros por unidade. O presidente da Câmara justificou a subida com o “aumento dos custos da matéria-prima”, nomeadamente do azeite, um dos principais ingredientes.

Entre o negócio que será feito no certame e o que potencia, nomeadamente nos alojamentos turísticos, restaurantes e no restante comércio, Amílcar Almeida estimou que o retorno económico para o concelho seja “muito mais que um milhão de euros”.

O Município de Valpaços mantém ativa a plataforma folarvalpacos.pt na Internet, através da qual é possível encomendar folar e outros produtos do concelho. Está ativa desde o surgimento da pandemia de covid-19 e “tem sido um sucesso”, segundo Amílcar Almeida. “Ao longo do ano fazemos chegar os nossos produtos ao todo o país e mesmo fora dele”, sublinhou.

No fim de semana prolongado da Páscoa vão acontecer, pelo menos, mais duas feiras com folares. De 28 a 30 de março, vai decorrer, no Centro de Apoio Empresarial de Carrazeda de Ansiães, a Feira do Folar e Produtos da Terra. Além dos tradicionais folares e pão, há pastelaria, compotas, enchidos, licores, vinho, azeite, mel e outro produtos agrícolas.

A Feira da Bola Doce de Miranda do Douro realiza-se, de 28 a 30 de março, com cerca de 90 expositores. A bola é um doce genuíno mirandês associado à Páscoa, mas já pode ser degustada ao longo de todo o ano. Não vão faltar pão, fumeiro, licores e vinhos.

Ouça aqui a notícia:

Eduardo Pinto / Rádio Ansiães

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *