Festival do chasco preto em Carrazeda alerta para perigo de extinção da ave

O chasco preto nidifica nas vinhas de Carrazeda de Ansiães | Direitos Reservados

O chasco preto está em vias de extinção. Com o intuito de alertar para a necessidade de preservação da ave, a Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães criou um festival. Acontece nos dias 4 e 5 de maio. Engloba palestras e observação de aves.

O presidente do Município de Carrazeda, João Gonçalves, explica que está já a decorrer um concurso de fotografia. Durante o fim de semana do festival haverá uma caminhada com observação de aves e “um seminário com convidados que abordarão a problemática” do risco de extinção do chasco preto.

A ave nidifica, nomeadamente, nas vinhas de Carrazeda de Ansiães. Pretende-se alertar os agricultores para a sua preservação. De acordo com Pedro Alves, da Palombar – Associação de Conservação da Natureza – parceira do festival, “a intensificação da agricultura e a utilização de alguns agrotóxicos (pesticidas e herbicidas)” contribuiu para que a espécie esteja em extinção, dado que “acaba com as presas dela (insetos)*.

O concurso de fotografia tem inscrições abertas até 15 de abril. Os vencedores serão conhecidos durante o festival, que engloba uma exposição das fotografias concorrentes.

O vencedor recebe 250 euros, o segundo classificado 125 e o terceiro 65. Podem participar pessoas com mais de 16 anos.

Ouça aqui a notícia:

CIR (Brigantia) – Editada por Eduardo Pinto

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *