Castelo de Ansiães volta a receber lutas medievais

Combate medieval no Castelo de Ansiães | Foto: Eduardo Pinto

Carrazeda de Ansiães recebe o Torneio Medieval de Ansiães, de 31 de maio a 2 de junho de 2024. Engloba lutas reais entre equipas portuguesas e espanholas, workshops de esgrima e tiro ao alvo, mercado medieval e animação.

Com este evento a Câmara Municipal de Carrazeda pretende promover e valorizar o património do concelho, levar a comunidade local a usufruir da Vila Amuralhada de Ansiães e mostrar aos visitantes a importância histórica do local.

O Torneio Medieval é organizado pela autarquia em parceria com a equipa Portvcale Combate Medieval. Nas lutas reais, que vão decorrer no interior da Vila Amuralhada de Ansiães, os participantes vão competir nas modalidades de Pro Fight, Arma de Haste, Espada Longa, Espada e Escudo, Espada e Broquel e 5×5. 

Como as lutas são a doer, todos os combatentes, que têm grande experiência em combates armas medievais reais, envergam pesadas e resistentes armaduras.

No também conhecido por Castelo de Ansiães, o Grupo de Teatro Filandorra vai assegurar uma viagem histórica que transporta o visitante à época medieval e à história do local. 

Na zona histórica da vila de Carrazeda, vai funcionar em permanência um mercado medieval e diversas oficinas pedagógicas. Quem quiser pode participar em workshops de esgrima histórica, carreira de tiro com arco e oficinas de fundas.

No mercado vão participar mercadores que vendem produtos, haverá tendas com diversificadas atividades, animação itinerante, jogos e atuações de grupos musicais. Há também tabernas medievais onde não vai faltar comida e bebida.

A animação conta com os D’Way, as Valquírias, os Manta D’ourelos e os Sons da Serra. Os concertos musicais ficam a cargo do grupo Pé na Terra, na noite de 31 de maio, e do grupo ALBALUNA, na noite de 1 de junho. 

Há ainda espetáculo de fogo com os Iluminatis e mais folias com o DJ Gaiteirinho e Rádio Sonoplasmática pela noite dentro. Diariamente acontece um espetáculo de Cetraria com Las Águilas de Valporquero. 

Eduardo Pinto / Rádio Ansiães

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *