Carrazeda de Ansiães: “Páscoa sem folar na mesa não é Páscoa”

Feira do Folar e dos Produtos da Terra de Carrazeda decorre até 30 de março | Foto: Eduardo Pinto

Carrazeda de Ansiães contribui por estes dias santos para que não falte o folar à mesa da Páscoa. Até este sábado, no Centro de Apoio Empresarial do concelho, realiza-se Feira do Folar e dos Produtos da Terra. A iniciativa da câmara municipal coincide com a Semana Gastronómica do Cabrito, que envolve 10 restaurantes e decorre até domingo.

A Feira do Folar conta com 40 expositores, 13 deles produtores de folar e alguns feitos à moda antiga em fornos de lenha. Há também venda de fumeiro, queijos, frutos secos, mel, compotas, cogumelos, azeite, vinho, azeite, entre outros.

Daniela Lopes está no certame a representar o Centro Social e Paroquial de Santa Eufémia, da Lavandeira, e tem uma mesa “bem composta”. “Folares de carne e doce, bolos económicos, biscoitos entrelaçados e o folar de maçã, que é uma novidade”, destaca.

Todas as iguarias são feitas pelas colaboradoras da instituição num “forno com cerca de 90 anos que já foi comunitário” e cujo atual dono o emprestou para que pudessem confecioná-las. As receitas “revertem para o Centro Social e Paroquial”.

Feira do Folar e dos Produtos da Terra de Carrazeda decorre até 30 de março | Foto: Eduardo Pinto

Catarina Borges apresenta o “Folar das Eiras”, porque “antigamente num forno comunitário aquecido a lenha na zona das eiras [na Fontelonga] era fabricado o folar tradicional”. Naquela época “até se faziam serões”, tantos eram os que queriam cozer estas iguarias para a Páscoa.

Este ano juntaram-se a mãe e a tia de Catarina, “que já têm uma certa idade” e decidiram apresentar, pela primeira vez, os seus folares na feira de Carrazeda de Ansiães. Para si ficou reservada a venda. “Está a correr muito bem”, confessa, sendo que os mais procurados são “os folares de carne e os doces”, até porque “Páscoa sem folar na mesa não é Páscoa”.

Feira do Folar e dos Produtos da Terra de Carrazeda decorre até 30 de março | Foto: Eduardo Pinto

O presidente da Câmara de Carrazeda de Ansiães, João Gonçalves, refere que o modelo atual da Feira do Folar e dos Produtos da Terra começou a ser trabalhado em 2023 e “resultou muito bem”. Funciona no edifício do Centro de Apoio Empresarial, que tem uma ampla nave central a que foi acrescentada uma grande tenda móvel para a animação.

“Este é um dos eventos em que o município vai continuar a apostar porque tem trazido retorno”, afiança o autarca. Para além de “divulgar o folar e os produtos da terra e da região”, também é uma oportunidade para “quem está de férias poder aproveitar a estadia para conhecer os pontos de interesse do concelho”.

A Feira é também um espaço de convívio, diversão e de promoção cultural. Existe em permanência um espaço para as crianças, onde as famílias podem deixar os mais pequenos entregues à diversão e a monitores habilitados. Há animação musical contínua, demonstração de artes marciais a cargo da Associação Atleta de Ansiães, atuações da Escola de Música e Dança, um atelier de olaria, concertos diversos, e provas de queijos e de vinhos.

Este ano, o certame encerra com o Festival Douro Superior com Vida e Movimento, promovido pela Associação de Municípios do Douro Superior, com a participação dos municípios de Mogadouro, Miranda do Douro, Vila Nova de Foz Côa e Carrazeda de Ansiães.

Eduardo Pinto / Rádio Ansiães

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *