A beneficiação da Estrada Municipal 222-3, que liga a vila de São João da Pesqueira à Ferradosa, um dos locais mais turísticos do concelho, foi inaugurada este domingo, com a presença da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.
O presidente da Câmara Municipal de São João da Pesqueira, Manuel Cordeiro, salienta que “esta era uma ambição de há décadas”, já que “aquela estrada tinha condições péssimas”. E não só “dificultava a comodidade das pessoas” como a do “crescente turismo, nomeadamente, a circulação de autocarros”.
Aquela via fazia parte da rede nacional, mas foi transferida para a alçada do município pesqueirense juntamente com um milhão de euros para que a câmara tratasse da recuperação do piso, sistema de drenagem e reforço da segurança. “Gastou-se um pouco mais do que aquele valor”, realça Manuel Cordeiro.
“Uma batalha maior e mais difícil, por não depender totalmente da câmara”, é conseguir concretizar o apoio do Governo para beneficiar o troço da Estrada Nacional nº 222 (EN222). São quase 20 quilómetros entre a vila de São João da Pesqueira e a zona das Bateiras, perto do Pinhão (Alijó), cuja melhoria anda a ser reivindicada pelos autarcas locais há décadas.
“O projeto estará pronto, de acordo com informação da senhora ministra Ana Abrunhosa e do secretário de Estado das Infraestruturas adiantada numa reunião em dezembro”, adianta o presidente da câmara pesqueirense, que deseja que a obra seja “lançada o mais rápido possível”, até porque dada a “incerteza política”, nada garante que o novo governo que resultar das eleições de 10 de março continue a mantê-la como prioridade.
CIR (Rádio Ansiães)