Paredes vazias do Douro ganham vida com arte urbana

Obra de MrKas homenageia Banda Filarmónica de Nagoselo do Douro | Eduardo Pinto

Terminou este domingo a primeira edição do Douro Street Art, um festival de arte de rua que deu “vida nova” a quatro paredes vazias da freguesia de Nagoselo do Douro, no concelho de S. João da Pesqueira.

A ideia foi de Rui Pedro Machado, do projeto de turismo Babaus. Contactou MrKas para iniciarem um projeto de arte urbana no Douro. Participaram ainda Hazul e Mariana PTKS, também portuenses, e Tomás Fácio, um argentino a viver no Porto há quatro anos.

MrKas pintou numa das paredes da antiga escola primária, no estilo “puzzelismo”, os rostos de António, com idade na casa dos 60 anos, e Rodrigo, de 10 anos. Ambos são músicos na Banda Filarmónica de Nagoselo do Douro, que está a comemorar 125 anos de existência e pela qual “terá passado um membro de cada família da freguesia”.

Noutra parede da escola, Hazul optou por colocar “o rio Douro com barcos e objetos da aldeia”, que obrigam a “dar asas à imaginação”.

No depósito da água Mariana assinou uma paisagem duriense em tons de rosa e Fácio pintou com tinta-da-china um “cântaro de barro típico duriense”.

Rui Pedro Machado acredita que o Douro Street Art poderá ser “um marco importante na região”, que permita atrair “turistas que gostem da arte urbana” ou complementar as ofertas que já existem.

CIR (Ansiães)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *