Carrazeda aposta na integração de imigrantes e da comunidade cigana

Iniciativa deu a provar a gastronomia de outros países | Foto: Município de Carrazeda

O Projeto de Mediadores Municipais e Interculturais de Carrazeda de Ansiães tem estado a trabalhar para integrar melhor as pessoas de outros países que vivem no concelho, bem como da comunidade cigana.

O projeto chama-se “Dinâmica e Igualdade” e tem tido várias atividades, entre as quais uma mostra gastronómica que decorreu no domingo.

A coordenadora do projeto, Maria João Ventura, explica que comunidade cigana está a ser integrada no âmbito da política de habitação social do município e há necessidade de realizar “treino de competências”, nomeadamente, “formas de “saberem estar dentro de uma habitação e não de uma barraca”. Isto traduz-se em “hábitos de higiene, saber colocar a roupa em lugares certos”, entre outros.

Como só duas “habitações” no chamado bairro do Iraque têm casas de banho, Maria João Ventura nota que, neste aspeto, tem havido “dificuldades para levar o projeto a cabo”. Isto porque um dos objetivos é incutir aos elementos da comunidade cigana que “têm de tomar banho diariamente e levar as crianças limpas para a escola”. “Está a ser um bocado difícil, mas penso que no final do projeto poderemos ter estas competências bem trabalhadas”, refere.

Por outro lado, a integração dos imigrantes na sociedade de Carrazeda “tem corrido bem”, destaca Raquel Almeida, uma das mediadoras municipais ligadas ao projeto “Dinâmica e Igualdade”.

Ricardo Paninho Pereira, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Carrazeda de Ansiães, parceira do projeto, evidencia a capacidade dos carrazedenses de acolherem bem quem vem de fora. “A comunidade sempre foi muito aberta às pessoas de outros países que vêm para aqui trabalhar”, realça o provedor. Acrescenta que o concelho “pode ter coisas más”, mas uma das boas é “a forma com a gente aceita as comunidades, sejam ciganas, de países de leste ou do Brasil”, o que significa “dar mostra de uma maturidade enorme”.

O presidente da Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães, João Gonçalves, diz que tanto o projeto “Dinâmica e Igualdade” como o gabinete de atendimento ao munícipe são fundamentais para ajudar a que os imigrantes se sintam bem no concelho. Até porque esta é uma forma de “criar condições para que estes cidadãos que vêm de outros países se possam fixar e engrossar a comunidade carrazedense”, atenuando desta forma o despovoamento que aflige o concelho e o interior do país.

A gastronomia de vários países esteve em destaque, no domingo, em Carrazeda de Ansiães, no encontro “Mostra-me quem és”. Este projeto faz parte do plano de atividades dos Mediadores Municipais e Interculturais “Dinâmica & Igualdade” de Carrazeda de Ansiães e contou com o apoio do Município Carrazeda de Ansiães e da Santa Casa da Misericórdia de Carrazeda de Ansiães, assim como da Associação para a Prevenção da Doença & Promoção da Saúde Mental (Almatua).

Rádio Ansiães

Iniciativa deu a provar a gastronomia de outros países | Foto: Município de Carrazeda

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *