Casa-Museu em Murça para conhecer melhor Herói Milhões

Casa-Museu Herói Milhões, em Valongo de Milhais, Murça | Foto: Eduardo Pinto

Marcelo Rebelo de Sousa inaugurou, esta segunda-feira, um museu dedicado ao soldado Milhões, em Valongo de Milhais, no concelho de Murça. A casa de Aníbal Augusto Milhais, herói da I Guerra Mundial, foi recuperada pelo Município de Murça.

O vice-presidente, António Marques, diz que vai ser um centro de memória de todos murcenses que participaram na guerra:

António Marques assiná-la ainda que a núcleo museológico dedicado ao Herói Milhões vai ser mais um atrativo turístico para Murça:

António dos Santos Milhões é o único dos nove filhos do Herói Milhões que ainda é vivo. Está prestes a fazer 90 anos. Nasceu na casa que agora foi transformada em museu e que esta segunda-feira foi inaugurado por Marcelo Rebelo de Sousa:

O filho de António e neto de Aníbal, Carlos Milhões, confessa que esta satisfeito com a recuperação da casa para museu, mas também triste pela demora:

António e Carlos Milhões, respetivamente, filho e neto do Herói Milhões, em Murça | Foto: Eduardo Pinto

Marcelo Rebelo de Sousa inaugurou, esta segunda-feira, a Casa-Museu Soldado Milhões, em Valongo de Milhais. Um herói da I Guerra Mundial que é um exemplo que deve servir para o futuro:

Como um soldado raso mobilizado para a primeira grande guerra, a partir da aldeia de Valongo, em Murça, se torna herói: Corria o dia 9 de abril de 1918. Flandres, Bélgica. Quando todas as tropas aliadas retiraram, Aníbal Augusto Milhais ficou para trás. Fez orelhas moucas à ordem de um superior, pegou numa metralhadora e enfrentou sozinho uma ofensiva alemã. Movimentou-se rapidamente nas trincheiras enquanto disparava. Os germânicos ficaram iludidos. Pensaram que enfrentavam muitos, quando afinal era só um. Foram repelidos por três vezes, mas acabaram por contornaram a posição. Aníbal ficou para trás e acabou salvo, num pântano, por um oficial médico escocês.

Os atos de bravura do pequeno soldado valeram-lhe a mais alta condecoração militar nacional – a Ordem de Torre e Espada. “Tu és Milhais, mas vales milhões”, disse-lhe o comandante Ferreira do Amaral, aquando do seu regresso à base, por ter permitido salvar todos os camaradas portugueses e escoceses que estavam naquela posição, na Flandres.

Rádio Ansiães

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *