Feira da Maçã, Vinho e Azeite de Carrazeda começa hoje

Feira da Maçã, Vinho e Azeite de Carrazeda de Ansiães

Depois de perdas avultadas, com muitos milhões de euros de prejuízo, devido à queda de granizo, em 2022 e 2023, os produtores de maçã do concelho de Carrazeda de Ansiães estão, este ano, mais tranquilos. A primavera e o verão vieram a jeito de uma boa produção.

A 27ª Feira da Maçã, Vinho e Azeite decorre de hoje até domingo e vai ter maçã de qualidade e em quantidade. A abertura está agendada para as 18.30 desta quinta-feira, com a presença do ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes.

A maçã, o vinho e o azeite estão na montra de 25 dos 125 expositores presentes neste certame organizado pela Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães. Estes três produtos são a base da economia local. Por campanha geram, num ano de produção normal, um valor que pode ascender aos 23 milhões de euros.

Carrazeda de Ansiães produz entre 28 e 30 mil toneladas de maçã por ano e assume-se como o maior produtor deste fruto na região de Trás-os-Montes. Os pomares ocupam 800 dos 6.916 hectares de área agrícola do concelho.

A vinha ocupa 2.800 hectares e contam-se 1.200 viticultores. Os olivais representam 1.920 hectares da área agrícola deste concelho.

Mas a feira tem mais produtos do que aqueles três. Destacam-se frutos secos, mel, doces regionais, folares, bolas de carne, queijos, fumeiro e artesanato. A feira é também uma forma de dar visibilidade, divulgar e promover todas as potencialidades que o concelho tem.

Existe uma zona coberta com tasquinhas, onde é possível comer e beber, com a particularidade de possuírem uma esplanada. 

Os Wet Bed Gang, no dia 29 de agosto, Insert Coin e DJ Kura no dia 30, Miguel Araújo no dia 31 e Nininho Vaz Maia no dia 1 de setembro são os cabeças de cartas no programa de animação.

Eduardo Pinto / Rádio Ansiães

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *