A empresa Águas de Carrazeda esclareceu que os problemas no abastecimento público, registados este mês de julho, ficaram a dever-se a falhas no funcionamento da estação de tratamento e à degradação da qualidade da água na barragem da Fontelonga, devido à presença de algas.
Em resposta escrita às perguntas da Rádio Ansiães, a empresa que detém a concessão da água e saneamento no concelho de Carrazeda, precisou que “associada às falhas de energia elétrica da rede pública, que provocaram distúrbios no funcionamento da estação de tratamento, a qualidade da água bruta presente na albufeira de Fontelonga também sofreu alterações devido a um processo de eutrofização, o que, em conjunto, contribuiu para o sabor e odor da água”.
A água distribuída a domicílio no concelho de Carrazeda apresentou caraterísticas fora dos padrões normais, que suscitaram uma forte reação de protesto por parte dos consumidores, nomeadamente nas redes sociais.
A Águas de Carrazeda acrescentou que “a solução implementada passou por afinar todo o sistema de tratamento”.
De acordo com o controlo operacional realizado à saída da estação de tratamento da Fontelonga, “a água distribuída já não apresenta o odor e o sabor sentidos [nos últimos dias], pelo que nos próximos dias a situação ficará completamente normalizada”.
A Águas de Carrazeda não esclareceu se, devido à situação, haverá algum acerto no valor das faturas relativas a este mês.
Eduardo Pinto / Rádio Ansiães