Novo curso da UTAD visa cidades sustentáveis e inteligentes

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) vai estrear a licenciatura em Cidades Sustentáveis e Inteligentes já no próximo Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, cuja primeira fase arranca a 22 de julho. 

Saber como adaptar as cidades às alterações climáticas ou como usar as tecnologias digitais para tornar as cidades inteligentes são competências que podem sere adquiridas pelos futuros estudantes da UTAD.

O reitor Emídio Gomes, citado num comunicado da universidade, diz que “esta nova oferta formativa vai ao encontro da missão da UTAD em responder às exigências de um mundo em constante mutação e onde os processos de inovação e tecnologia são cada vez mais focados no desenvolvimento sustentável”. 

“Como destino universitário cada vez mais global, a UTAD contribui assim para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável dedicado a tornar as cidades e as comunidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis”, acrescenta o reitor.

De acordo com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, os estudantes que escolherem o novo curso vão ser capazes de “analisar o conceito de sustentabilidade à escala urbana para aplicar os seus princípios no planeamento sustentável, na eficiência energética e hídrica dos sistemas e edifícios, na gestão de resíduos, na implementação de energias renováveis e da mobilidade sustentável, na utilização de materiais e sistemas sustentáveis”.

Eduardo Pinto / Rádio Ansiães

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *