O Município de Carrazeda de Ansiães organiza, este fim de semana, o Festival do Chasco Preto. Em Portugal, a ave vive essencialmente nas vinhas do Alto Douro e está em risco de extinção. O objetivo é alertar e informar sobre a necessidade de salvaguardar e proteger a espécie.
Nélson Tito Domingos, técnico superior de turismo na Câmara de Carrazeda, refere que o Chasco Preto (Oenanthe Leucura) está classificado como “criticamente em perigo” no Livro Vermelho dos Vertebrados.
O Chasco Preto é um pássaro insetívoro cujo macho é de cor preta, com exceção de uma parte da cauda que é de cor branca. A fêmea é mais acastanhada. Vive, nomeadamente, nos socalcos e muros de pedra das vinhas do Alto Douro.
“Carrazeda de Ansiães é um concelho onde existe grande ocorrência desta espécie”, segundo Nélson Tito. Daí que a autarquia tenha tido a ideia de organizar o festival, nos dias 4 e 5 de maio, para “alertar para a preservação desta pequena ave”.
O Festival do Chasco Preto integra, no sábado, uma caminhada com observação de aves no Parque Natural Regional do Vale do Tua. Também haverá anilhagem científica de outros pássaros. No domingo vai realizar-se um seminário, com a presença de diversos especialistas e entusiastas do birdwatching.
Para a tarde de domingo está agendada a inauguração de exposições de fotografia e de trabalhos feitos por alunos do Agrupamento de Escolas de Carrazeda. A revelação dos vencedores do concurso de fotografia que teve como mote o Chasco Preto acontece a seguir.
Ouça aqui a notícia:
Eduardo Pinto / Rádio Ansiães
É de louvar esta atitude, mesmo avulsa. Pois pelo que li não consta que haja nessa iniciativa quaisquer ornitoligo ou biologo da especialidade. Essa iniciativa pode ter a melhor das intenções, mas sem um trabalho continuo já mais terá o êxito desejado por todos os cidadãos em especial aqueles que há anos se apresentaram com projetos capazes para esse fim.
O executivo municipal nesta organização faz lembrar o Presidente Macron e seus Marie’s: exigem um apertado controlo da poluição, mas é a França o país União Europeia que mais produz poluição para manter a sua economia.
Continuo…Boa iniciativa.
Parabéns! Ao Município pela parceria com empresas do concelho como #AsasdoTua o meu muito obrigado pelo reconhecimento!! e pela forma como aproveitaram a ideia do festival.