As viagens entre Carrazeda de Ansiães e São João da Pesqueira, e vice-versa, vão passar a ser mais seguras. A autarquia carrazedense está a investir perto de um milhão de euros na requalificação da Estrada Municipal 633 (EM633).
O troço de 7,5 quilómetros entre Linhares de Ansiães e a barragem da Valeira, no rio Douro, está agora em obras, mas há décadas que reclamava melhorias. Os trabalhos estão, atualmente, numa fase de alargamento de curvas.
O presidente da Câmara de Carrazeda de Ansiães, João Gonçalves, admite que “é uma estrada de montanha, difícil, com alguns maciços de granito”. A execução da obra inclui “alargar curvas e mexer nos taludes onde é possível”, mas não em todos os locais.
Um dos maiores constrangimentos situa-se 300 metros abaixo da aldeia de Carrapatosa. É uma curva apertada que exige muito cuidado a quem conduz carros ligeiros e manobras com cedência de prioridade no caso de pesados.
Não vai haver grandes alterações. “Tecnicamente seria muito complexo mexer ali. Com os instrumentos financeiros que temos ao nosso dispor seria muito complicado cortarmos a curva. Vamos tentar aproveitar o máximo o lado externo e utilizar mecanismos que permitam melhorar a visibilidade nesse ponto crítico”, justifica João Gonçalves.
O presidente da Câmara diz ter a informação que, “da forma como estão a decorrer os trabalhos”, é possível que “no final do verão [deste ano] a intervenção possa estar concluída”.
O prazo é considerado “bom”, tendo em conta que nessa altura as vindimas estarão já a decorrer. “Estarem obras em curso nessa altura poderia ser um estorvo”, realça o autarca, já que aquela estrada costuma ter muito trânsito nessa época do ano.
Eduardo Pinto / Rádio Ansiães