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Procura destacar-se na Internet e ter o seu site bem posicionado nos principais resultados de pesquisa nos motores de busca? Então é importante contar com uma boa agência de SEO.
Além de poder gerir outras áreas da sua empresa, ao contratar uma agência SEO contará com profissionais especializados em marketing digital que ajudá-lo-ão a definir as melhores estratégias para aumentar o tráfego orgânico do seu site.
Tendo em conta a sua dimensão, é importante escolher a agência certa para o acompanhar em todo este processo. Mas o que é preciso ter em conta? Descubra neste artigo.
O que é o SEO? Porque é tão importante?
Antes de tudo, é importante relembrar que o Search Engine Optimization (SEO) ou Otimização para Motores de Pesquisa é o processo que visa aumentar em quantidade e qualidade o tráfego orgânico, isto é, não pago. Como? Através de técnicas, processos e estratégias para melhorar a posição de um website nos resultados dos motores de pesquisa.
Dentro destas estratégias, é possível trabalhar o uso de palavras-chave (ou keywords), otimizar conteúdos de acordo com as diretrizes do Google, assim como recorrer a técnicas avançadas que envolvem web designers para SEO.
De acordo com um estudo feito pela Conversion, em 2022, cerca de 50,2% das empresas investiram em SEO e 48,9% apostaram em Marketing de Conteúdo. Ou seja, reconheceram que investir nestas técnicas é crucial para ter uma boa presença no meio digital.
O que faz uma agência de SEO?
Tendo em conta a importância do SEO, uma agência especializada neste ramo será responsável por definir as melhores estratégias para o seu negócio. Assim sendo, as suas atividades envolvem:
- Fazer auditoria técnica de SEO no site, isto é, analisar a sua estrutura, links internos e conteúdo;
- Realizar pesquisa de palavras-chave relevantes para criação de páginas estratégicas;
- Melhorar o SEO On-Page (dentro do site) e Off-Page (fora do site), de modo a melhorar a experiência do usuário, velocidade de carregamento e autoridade do site;
- Estratégia de PR (obter menções que fortaleçam o “brand awareness” e direcionem tráfego de qualidade para o seu site).
Além destas tarefas, poderão ser realizadas outras tarefas de acordo com os objetivos que pretende atingir com o seu negócio.
Como escolher uma agência de SEO? 5 aspetos importantes
Agora que já sabe qual é a importância do SEO e o que uma agência especialista faz, está na altura de escolher um bom parceiro estratégico para fazer crescer o seu negócio.
Assim sendo, deve ter em conta os seguintes aspetos aquando da contratação de uma agência de SEO:
1. Relacionamento e transparência
Muito mais do que uma empresa para prestar um serviço, uma agência SEO deve ser uma parceira estratégia do seu negócio. Por isso, confie numa que tenha um relacionamento próximo e transparente, com a qual possa trocar informações relevantes de forma fácil.
2. Casos de sucesso e resultados comprovados da agência de SEO
Ficar em primeiro lugar no Google é, certamente, o seu grande objetivo quando contrata uma agência especializada. Por isso, escolher uma que tenha casos de sucesso e resultados comprovados nestas tarefas.
3. Equilíbrio entre o SEO técnico e de conteúdo
Muito mais do que produzir conteúdo, é importante contar com uma agência de SEO que cuide também da parte técnica do seu site.
Por outras palavras, deve contar com um parceiro capaz de otimizar códigos, tratar da arquitetura do site, da velocidade de carregamento das páginas e da sua responsividade. No final, tudo contribuirá para obter tráfego orgânico com qualidade para o seu site.
4. Valores cobrados
Quando uma agência de SEO confia e valoriza o seu trabalho, os valores cobrados fazem-se acompanhar. Por isso, desconfie se receber propostas com valores muito baixos.
Para que possa saber quanto é que terá de investir na estratégia de otimização do seu site, o primeiro passo é marcar uma análise de SEO gratuita.
5. Condições contratuais
Por último, mas não menos importante, deve ter em conta todas as condições contratuais, isto é, as etapas do projeto, assim como a sua duração e os serviços prestados.
Ao ter os valores cobrados e as condições contratuais na sua posse, consegue analisar e calcular a relação entre custo-benefício, podendo decidir de forma ponderada.