Porto é um dos melhores municípios para viver e realizar negócios

(Ali Muftuogullari – Pexels)

Conteúdo patrocinado – Sponsored content



A “Mui Leal e Sempre Invicta Cidade do Porto” é, pelo terceiro ano consecutivo, um dos melhores municípios para viver e realizar negócios em Portugal. Esta é a conclusão do estudo Bloom Consulting que analisou a qualidade de vida, turismo e facilidade para realizar negócios nos 308 municípios portugueses acabando por colocar o concelho do Porto no pódio onde se faz acompanhar por Lisboa e Cascais.

Realizado com base em dados estatísticos que, entre outras coisas, permitem avaliar a performance dos municípios a nível económico, social e turístico; a procura online por município; e o desempenho da comunicação online de cada um dos 308 municípios portugueses, o Portugal City Brand Ranking, assim se chama o estudo, voltou a destacar o Porto, Lisboa e Cascais como os melhores municípios com para viver, visitar e realizar negócios.

Para além destes três municípios, a lista dos dez melhores é composta ainda pelos concelhos de Braga, Coimbra, Sintra, Funchal, Faro, Setúbal e Vila Nova de Gaia. A grande dominadora em termos regionais é, analisando os dados, as regiões Norte e Lisboa que contam com sete municípios cada no top 25 do ranking, seguidos do Centro com cinco, do Algarve com dois e, a finalizar o ranking, Açores, Madeira e Alentejo com um cada.

O Porto, com o segundo lugar do ranking, é o melhor concelho da região Norte para se viver, enquanto Lisboa lidera a região de Lisboa e Vale do Tejo, Faro a do Algarve, Évora a do Alentejo, Ponta Delgada a dos Açores e o Funchal a da Madeira.

Afunilando a nossa análise, no item qualidade de vida/condições de vida, Lisboa lidera, seguida do Porto acabando pelo terceiro lugar por pertencer a Braga, uma estreia no pódio desta publicação anual que já conta seis edições.

No item “melhores cidades para visitar”, Lisboa e Porto continuam a partilhar as primeiras duas posições, acabando Braga por ser substituída pelo Funchal na terceira posição e o primeiro concelho que não é capital de distrito, Nazaré, a surgir na quarta posição.

Por último, na rubrica “Negócios”, Lisboa, Porto, Braga, Cascais e Coimbra ocupam, respetivamente, as primeiras cinco posições do Portugal City Brand Ranking. O arrendamento de imóveis e a gestão de alojamento local no Porto, por exemplo, são atividades em alta do setor imobiliário.

Porto eleito “Melhor Destino de Cidade do Mundo”

A qualidade de vida para escolher o Porto como cidade para viver, trabalhar ou simplesmente visitar acaba por ser, uma vez mais, reconhecida pelos World Travel Awards (WTA) como “Melhor Destino de Cidade do Mundo 2022”.

Belo, repleto de história e hospitaleiro, o município do Porto oferece a quem a visita ou vive uma vasta panóplia de serviços culturais, de saúde e/ou de transportes que acabam por resultar num ecossistema extremamente atrativo para milhares de pessoas.

Em termos puramente turísticos, a hospitalidade é tudo. Neste ponto, face ao aumento exponencial do número de turistas na cidade ao longo dos últimos anos, surgiu a necessidade de alargar a oferta de camas, uma oportunidade que os investidores estão a aproveitar, como o comprova os 119 processos de licenciamento de empreendimentos turísticos, 87% dos quais correspondem a novas unidades, no final do primeiro semestre do ano passado, num investimento total que, segundo o município, ascendeu a 290 milhões de euros.

Com este investimento, a oferta de camas no concelho do Porto irá aumentar 70% passando o município a contar com mais de 29 mil camas disponíveis para quem a visite favorecendo, desta forma, uma experiência turística de maior qualidade.

Esta aposta na hospitalidade acaba, ainda, por ser sublinhada pelo selo “Confiança Porto/Trust Porto”, programa municipal de reconhecimento que pretende incentivar e fiscalizar as melhores práticas em termos de hospitalidade, equipamento, infra estruturas, manutenção, ambiente e segurança dos estabelecimentos inscritos no programa e ajudar os “anfitriões” (AL, Airbnb, hostels, etc.) a oferecerem aos turistas uma experiência de turística de qualidade de excelência.

Este aumento da aposta na conversão, reconversão e edificação de novas unidades hoteleiras e de alojamento local, leva, de forma paralela, a que muitos proprietários procurem a ajuda de empresas profissionais especializadas no ramo da gestão dos seus empreendimentos turísticos, como é o caso da GuestReady.

Com vários anos de experiência no mercado português e milhares de imóveis a seu cargo, está uma startup que faz a gestão de alojamentos locais no Porto, coloca à disposição dos proprietários um software de gestão de propriedades turísticas que lhes permite não só otimizar as estadias, como também ajudá-los a cumprir os requisitos para serem considerados estabelecimentos de excelência pelo programa “Confiança Porto/ Trust Porto”.

A solução “chave na mão” Guest Ready vai ajudar o anfitrião a aumentar a sua renda e a reduzir a sua carga de trabalho com a gestão do seu alojamento local no Porto tratando, entre outras coisas, do anúncio online, fotografia, gestão de preços, comunicação com clientes (24/7), limpeza, lavandaria, produtos de higiene pessoal e check-in dos hóspedes.

Conteúdo patrocinado – Sponsored content

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.