
A Câmara Municipal de Chaves melhorou as condições de circulação na cidade, tendo investido “15 milhões de euros”, com financiamento europeu, na “conservação de ruas e estradas”, e na “qualificação do espaço público”.
Esta intervenção, que a autarquia, citada em comunicado, considera ser “uma incomparável contribuição para a atratividade do concelho”, incluiu “mais de 14 quilómetros de requalificação viária”, para transformar Chaves numa “cidade mais sustentável e inclusiva”.
Foi reorganizado o trânsito, as passadeiras foram elevadas de acordo com a altura dos passeios que também foram reparados e foi reforçada a sinalização. O objetivo é “valorizar as pessoas e a sua segurança durante as deslocações” e, ao mesmo tempo, “reduzir o impacto negativo do tráfego automóvel nas principais vias urbanas”, bem como “reduzir o número e a gravidade dos acidentes”.
Foi também criada uma ciclovia e foram reparados passeios para “promover os modos suaves de mobilidade” (bicicletas, trotinetas, etc.). De acordo com a autarquia flaviense, foram ainda “plantadas novas espécies de árvores, de forma a melhorar os locais a nível urbano e paisagístico”.
Estas obras fazem parte do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Chaves que beneficiou financiamento europeu.
CIR (Ansiães)