Seca cada vez mais preocupante em Trás-os-Montes

Albufeira que abastece concelho de Carrazeda está a menos de 30% da capacidade | Foto: Eduardo Pinto

A seca pode levar ao corte de água à noite em alguns concelhos de Trás-os-Montes, onde há cinco barragens em situação crítica.



A maior preocupação incide nas barragens de Fontelonga (Carrazeda de Ansiães), Salgueiral (Torre de Moncorvo), Sambade (Alfândega da Fé), Valtorno-Mourão (Vila Flor) e Vila Chã (Alijó).

A edição de hoje do Jornal de Notícias destaca que em Carrazeda de Ansiães está a ser ponderada a suspensão do abastecimento de água à população durante a noite e o aumento do segundo escalão do tarifário. 

A informação foi confirmada pelo vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, Pimenta Machado, que garante estar assegurada a água para consumo humano, em todo o território continental português. 

Tal como já havíamos noticiado na Rádio Ansiães, a barragem da Fontelonga, em Carrazeda de Ansiães, só tem água até outubro e a Câmara está a preparar-se para a reforçar com o transporte desde o rio Tua através de camiões-cisterna. Uma operação que deve começar em agosto.

Entretanto, o presidente da Câmara, João Gonçalves, anuncia que vai ser construída uma nova adutora, que leva a água da albufeira da Fontelonga para a vila de Carrazeda, para acabar com ruturas permanentes e perda de imensa água. “Estão reunidas as condições para a obra começar em qualquer altura”, adianta o autarca, acrescentando que a intervenção vai custar “perto de meio milhão de euros”.

O objetivo desta intervenção é “diminuir o nível de perdas de água nessa conduta que sofre avarias todas as semanas”, salienta João Gonçalves.

O cenário agrava-se de dia para dia, naquele que é o segundo ano hidrológico mais seco de sempre, só ultrapassado por 2004/05, na pior seca de que há registo. 

A percentagem de água no solo em grande parte do nordeste transmontano está abaixo dos 10%, no cenário mais gravoso de todo o país, e as albufeiras estão à míngua. 

Rádio Ansiães

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.