Comemorações do centenário do nascimento de Agustina Bessa-Luís começam em outubro

Agustina Bessa-Luís | Imagem: Direitos Reservados

Sete municípios, três universidades e outras entidades públicas e privadas do norte do país vão celebrar, esta terça-feira, em Amarante, um protocolo para as comemorações do centenário do nascimento de Agustina Bessa-Luís.



De acordo com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, o consórcio será liderado pela Câmara de Amarante, de onde é natural a autora, e conta com a participação dos municípios de Baião, Esposende, Porto, Póvoa de Varzim, Peso da Régua e Vila do Conde.

As universidades do Porto, Minho e Trás-os-Montes e Alto Douro também vão integrar a parceria, acompanhadas pela Direção Regional de Cultura do Norte, Turismo do Porto e Norte, Fundação de Serralves e RTP.

De acordo com o protocolo que vai ser celebrado, “Agustina Bessa-Luís é autora de uma obra literária de valor ímpar na língua e cultura portuguesas”, constituindo “um património de desenvolvimento cultural, artístico, educativo e turístico que justifica um trabalho e um investimento estruturado de valorização, investigação, mediação e promoção, a empreender pelos poderes públicos e instituições da região norte, de modo desejavelmente articulado e integrado”.

O consórcio das várias entidades vai organizar “uma agenda de iniciativas culturais, artísticas, científicas e de promoção da vida e obra de Agustina Bessa-Luís, no âmbito do centenário do seu nascimento, a realizar predominantemente entre 15 de outubro de 2022 e 15 de outubro de 2023”.

Rádio Ansiães com Lusa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.