
Sessenta restaurantes aceitaram o repto da autarquia de Chaves e vão integrar nas suas ementas pratos de bacalhau, no fim de semana de 27 a 29 de maio.
O Iº Festival Gastronómico do Bacalhau pretende aliar os pratos típicos do concelho de Chaves à inovação. O evento vai apelar ao sentido criativo dos Chefs locais e nacionais.
O presidente da Câmara de Chaves, Nuno Vaz, refere que o bacalhau é um produto de excelência na gastronomia flaviense, sendo muito procurado principalmente pelos turistas espanhóis. “Quisemos piscar o olho aos galegos para degustarem a nossa gastronomia e visitarem a nossa riqueza arquitectónica, paisagística e humana”, sublinha o autarca.
O Chef Duarte Eira, natural de Vila Real, que venceu um concurso dedicado ao bacalhau, diz que este produto é muito rico e que “dá para cozinhar de mais de mil e uma maneiras”. Sublinha que é “sempre um gosto tê-l à mesa”, acompanhado de outros produtos regionais como “azeite, vinho e batata”.
Durante o Festival do Bacalhau vão decorrer três demonstrações de cozinha com a participação dos Chefs Milton Ferreira e Duarte Eira e ainda com os alunos da Escola Profissional de Chaves.
Rádio Ansiães com Rádio Universidade
Ouça aqui a notícia:
