Feira do Folar de Valpaços com público após dois anos de interrupção

Feira do Folar de Valpaços
Feira do Folar de Valpaços regressa de 8 a 10 de abril | Imagem: Eduardo Pinto

A Feira do Folar de Valpaços vai voltar a ser presencial, este ano, embora com um pouco menos de expositores. Realiza-se de 8 a 10 de abril. Em 2020 e 2021 não houve certame devido à pandemia de covid-19.



O presidente da Câmara Municipal de Valpaços, Amílcar Almeida, diz que esta é a montra dos produtos do concelho, com destaque para esta iguaria caraterística da Páscoa, bem como azeite, vinho, mel e fumeiro, entre outros. “Um investimento até 170 mil euros que tem um retorno muito positivo”, frisa o autarca.

Este ano vão participar 73 expositores de folar e de outros produtos de Valpaços. Além da Feira do Folar, que já vai na 22ª edição, mantém-se ativa a plataforma que foi criada na Internet para vender este e outros produtos do concelho.

Em março de 2021, a plataforma conseguiu gerar “cerca de 90 mil euros de negócios”, de acordo com Amílcar Almeida. Este ano só não vai funcionar de 7 a 10 de abril, porque “não há possibilidades de poder garantir a venda no certame e online ao mesmo tempo”.            

O folar certificado de Valpaços, que tem indicação geográfica protegida, vai ter um intervalo de preços “entre 10 e 12 euros”. O custo sobe um pouco porque também “aumentaram os combustíveis, as farinhas e quase tudo”. Como durante os últimos anos o preço esteve tabelado nos 10 euros, Amílcar Almeida considera que o aumento é “insignificante face aos custos dos produtos”.

Rádio Ansiães

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.