
Desde o início deste ano, quem utiliza os transportes públicos assegurados pela Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes só paga metade do preço do bilhete.
A medida está em vigor em nove concelhos do distrito de Bragança e é uma forma de promover a utilização dos transportes coletivos.
Alfândega da Fé, Bragança, Macedo de Cavaleiros, Mirandela, Miranda do Douro, Mogadouro, Vila Flor, Vimioso e Vinhais são os concelhos onde andar nos transportes públicos ficou mais barato.
A medida abrange os percursos municipais, intermunicipais e inter-regionais assegurados pela Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes.
O objetivo, diz o secretário desta comunidade, Manuel Miranda, é que as pessoas privilegiam os meios de transporte coletivo:
Apesar do preço do bilhete baixar para metade, há aldeias onde o autocarro, há muito, não passa por lá por falta de rentabilidade. Um cenário que, de acordo com Manuel Miranda, tem os dias contados:
E o transporte a pedido também vai ser implementado:
Esta rede deverá estar operacional no início do verão deste ano nos nove concelhos das Terras de Trás-os-Montes onde vivem cerca de 110 mil pessoas.
A medida de redução do preço dos bilhetes custará 300 mil euros, 250 mil financiados pelo Fundo Ambiental, o restante pela Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes.
Rádio Ansiães