Novo Executivo da Câmara Alijó prevê alívio de impostos municipais

Novo Executivo da Câmara Municipal de Alijó | Foto: Município de Alijó

O novo Executivo do PSD/CDS-PP na Câmara de Alijó, liderado por José Paredes, prevê medidas de “alívio progressivo da carga fiscal para as famílias e empresas”, já no orçamento para o próximo ano. Durante a tomada de posse para mais quatro anos de mandato, também foi salientada a promoção de iniciativas que estimulem a fixação da população no concelho. 

José Paredes destacou a promoção da saúde, em especial dos mais necessitados, da educação, através de medidas potenciadoras do bom desempenho escolar, e da inclusão e do desenvolvimento social, com um forte foco na habitação social. 

O setor primário também vai merecer mais atenção do Executivo: “vamos apoiar o desenvolvimento da nossa agricultura, floresta e desenvolvimento rural com iniciativas direcionadas para cada subsetor, destacando uma medida que será estruturante: a implementação e o financiamento de um sistema de luta ativa contra a queda de granizo que vai permitir proteger as principais produções agrícolas do concelho”, frisou José Paredes.

O autarca disse que pretende “criar as condições necessárias à prática de desporto e à adoção de comportamentos saudáveis da juventude” e “fomentar o desenvolvimento e a sustentabilidade de todas as associações do concelho”. 

O Executivo promete continuar a trabalhar para que o serviço de emergência e proteção civil responda em tempo útil às necessidades das populações. Também vai empenhar-se na valorização ambiental, na conservação da natureza e a biodiversidade, na promoção e valorização da cultura e do património, e no apoio ao desenvolvimento turístico e a valorização territorial.

A captação de investimentos para o território e a introdução de medidas de estímulo à recuperação económica pós-pandemia serão, igualmente, prioridades da equipa liderada por José Paredes, que continuará a promover a reabilitação de espaços públicos, a modernização de infraestruturas urbanas e a promoção da mobilidade sustentável. “Vamos promover uma governação participada com as pessoas e para as pessoas”, concluiu.

José Paredes lidera o Executivo da coligação PSD/CDS-PP pelo segundo mandato consecutivo, acompanhado pelos vereadores Vítor Ferreira, Sónia Pires, Mafalda Mendes. António Boal junta-se à equipa, dado que nas eleições de 26 de setembro de 2021 a candidatura de direita venceu o PS por 5-2 em termos de mandatos.

Por parte da oposição, foi empossado Carlos Magalhães, sendo que Anabela Pereira, ausente da cerimónia, tomará posse mais tarde.

Por Rádio Ansiães

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *