António Costa passa o dia em Vila Real para inaugurações na UTAD e numa escola secundária

O primeiro-ministro inaugura hoje, em Vila Real, as obras de requalificação da Escola Secundária de São Pedro e a intervenção na eficiência energética na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Na UTAD, António Costa vai ainda assistir à apresentação de projetos nas áreas da alimentação animal e agricultura de precisão. 

Segundo explicou a academia em comunicado, o UTAD FOOD ALLIANZ visa “o estudo da cadeia alimentar assente no conceito do campo para o prato, tendo como base a correta alimentação dos animais com vista à sua melhor saúde e bem-estar, culminando com uma alimentação saudável e de qualidade pelo consumidor de carne. 

O outro projeto visa a instalação de uma delegação do Instituto Fraunhoffer em Vila Real, no âmbito da agricultura de precisão e da gestão da água.

Nesta visita à UTAD, o primeiro-ministro vai também inaugurar as intervenções efetuadas no domínio da eficiência energética no património edificado da universidade e que permitiram a remoção de 35 mil metros quadrados de fibrocimento, a instalação de cerca de mil painéis fotovoltaicos e a substituição de gás natural por biomassa, assim como a substituição de sistemas de iluminação convencionais por tecnologia LED. 

Esta intervenção, segundo a UTAD, vai permitir diminuir em cerca de 70% as emissões de gases e diminuir a fatura da energia bruta para metade. 

Durante a tarde, o primeiro-ministro, acompanhado pelo ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, vai inaugurar as obras de requalificação da Escola de São Pedro, que foram concluídas recentemente.

Aquele estabelecimento de ensino sofreu uma intervenção no valor de 4,5 milhões de euros para resolver problemas de infiltrações, perdas energéticas e falta de acessibilidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *