Associação Bagos D’Ouro comemora 10 anos de apoio a crianças e jovens durienses

A Associação Bagos D’Ouro está a comemorar 10 anos de existência. Surgiu em 2010 por iniciativa da empresária Luísa Amorim e do padre Amadeu Castro, pároco de Trevões, em São João da Pesqueira. Começou a acompanhar 20 crianças de famílias carenciadas dos concelhos da Pesqueira e de Sabrosa.

Jéssica Martins, Inês Rodrigues e Inês Vasques | Foto: Eduardo Pinto

Durante os 10 anos o raio de ação foi alargado aos municípios de Alijó, Tabuaço, Armamar e Murça. E a partir de outubro estará a apoiar 108 famílias, num total de 175 crianças e jovens, desde o primeiro ciclo até à entrada no mercado de trabalho.

Junto ao mural comemorativo que ajudaram a pintar, esta semana, no Centro Escolar de São João da Pesqueira, Jéssica Martins e Inês Vasques, confessaram que se não fosse o apoio da Bagos D’Ouro não teriam seguido para o ensino superior:

A história de Jéssica e Inês Vasquez não é muito diferente da de Inês Rodrigues, 23 anos, moradora em Ervedosa do Douro, no concelho de São João da Pesqueira. Já trabalha como psicóloga na Santa Casa da Misericórdia pesqueirense. A Bagos D’Ouro começou a apoiá-la quando andava no 10º ano:

A Bagos D’Ouro surgiu em 2010 por iniciativa da empresária Luísa Amorim e do padre Amadeu Castro, pároco de Trevões, em São João da Pesqueira. São, respetivamente, presidente e vice-presidente da associação.

O sacerdote diz que é preciso criar condições para que os jovens tenham um futuro risonho na região do Douro:

Para comemorar 10 anos a Bagos D’Ouro convidou o artista de rua Tiago Godmess para pintar um mural no Centro Escolar da Pesqueira, que contou com a participação de 50 crianças e jovens.

Grupo da Bagos junto ao mural no Centro Escolar da Pesqueira | Foto: Eduardo Pinto

A ideia foi dar cor à escola, o centro da atuação da associação, refere a coordenadora geral da Bagos, Maria Inês Taveira:

A partir de outubro a Associação Bagos D’Ouro vai apoiar 108 famílias, realça a coordenadora social Mafalda Ferrão:

Devido a todo o trabalho desenvolvido, autarca de São João da Pesqueira, Manuel Cordeiro, diz que é um orgulho ter a câmara como membro fundador da Bagos D’Ouro:

Artista de rua Tiago Godmess | Foto: Eduardo Pinto

Ouçamos agora o artista de rua Tiago Godmess a explicar o mural que pintou com a ajuda das crianças e jovens no Centro Escolar de São João da Pesqueira:

O artista de rua Tiago Godmess a explicar o mural que pintou com a ajuda de 50 crianças e jovens no Centro Escolar de São João da Pesqueira, para comemorar os 10 anos da Associação Bagos D’Ouro, que acompanha 175 crianças de famílias carenciadas dos concelhos da Pesqueira, Sabrosa, Alijó, Tabuaço, Armamar e Murça, desde o primeiro ciclo até à entrada no mercado de trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *