Covid-19 | Subiu para 45 número de infetados no lar de Nossa Senhora das Dores em Vila Real

Lar de Nossa Senhora das Dores em Vila Real


Deram positivo 25 de 29 testes realizados esta quarta-feira, no Lar de Nossa Senhora das Dores, em Vila Real, onde já tinham sido confirmados 20 casos de Covid-19 (13 utentes e sete funcionários).

Os resultados dos restastes 50 testes efetuados pelo INEM ainda não chegaram, mas prevê-se que muitos deles possam, também, confirmar a infeção pelo novo coronavírus.

O presidente da Câmara Municipal de Vila Real, Rui Santos, criticou o facto de quarta-feira, por volta das 19 horas, “terem saído do lar testes de 75 pessoas”, 58 delas utentes e o resto funcionários. “Estranhamente, só passadas 25 horas é que obtivemos os primeiros números e são assustadores”, enfatizou, sublinhando: “Em 29, 25 pessoas dentro deste lar estão infetadas. Faltam ainda os restantes testes e se a proporção se mantiver significará que cerca de 60 a 70 pessoas estarão infetadas”.

A situação revelada esta noite, “implica uma ação rápida que permita que, sobretudo os utentes, possam ser deslocalizados, rapidamente, para o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro ou uma infraestrutura que o Ministério da Saúde julgue adequada”. Para os que não estão infetados, Rui Santos garante que já há solução. “Vão para um hospital militar em Braga”.

Estava previsto que a evacuação do estabelecimento pudesse começar ainda esta quinta-feira, para que na sexta pudesse ser desinfetado pelo Exército português.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *