Covid-19 | Exército e Cruz Vermelha cuidam de idosos em lar em Vila Real que teve 20 casos da doença

Operação de retirada dos infetados do lar uma grande quantidade de meios


Elementos do Exército e da Cruz Vermelha Portuguesa substituíram, ontem à noite, sete funcionários do Lar da Nossa Senhora das Dores, em Vila Real, onde foram confirmados, na terça-feira, 20 casos de infeção pelo novo coronavírus. 

Destes, 13 são utentes. Dois estão internados no Hospital de Vila Real e 11 foram transportados, ontem de manhã, para o Hospital Militar do Porto. Os outros sete são trabalhadores da instituição, que, por não terem apresentado sintomas graves, foram para casa cumprir isolamento profilático.

Os restantes cerca de 60 utentes do lar e mais 17 colaboradores foram, durante a tarde de ontem, submetidos a testes para a Covid-19 por parte de uma equipa do INEM. Ao início da noite, fonte da Câmara Municipal de Vila Real revelou que “não haveria [ontem] mais transportes de utentes” e que “estavam a terminar os testes aos funcionários, depois de já terem sido testados todos os utentes”.

Por volta das 20.15, “uma parte dos funcionários – sete dos 17 – foi substituída por elementos do Exército e da Cruz Vermelha”, tendo sido “encaminhados para as respetivas casas”. É lá que vão “cumprir o isolamento profilático” determinado pela delegada de saúde, na terça-feira. Durante o dia de hoje poderão ser anunciadas novas medidas, na sequência dos resultados dos testes realizados, que poderão revelar mais pessoas infetadas.

Ontem, o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, que agrega os hospitais de Vila Real, Chaves e Lamego, anunciou que o laboratório do hospital vila-realense passou a pertencer à rede.

Foi um a resposta à críticas que já tinha sido feitas anteontem pelo autarca de Vila Real, Rui Santos, e ontem pelo de Chaves, Nuno Vaz:

Ontem, o laboratório do hospital vila-realense passou finalmente a pertencer à rede.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *