Covid-19 | Lar de idosos de Vila Real com 20 infetados vai ser evacuado hoje

Foto: Miguel Cabral


O Lar da Nossa Senhora das Dores, em Vila Real, vai ser evacuado hoje e os 13 utentes com Covid-19 vão ser transferidos para o Hospital Militar do Porto.

A garantia foi dada, ontem à noite, pelo presidente da Câmara de Vila Real.

Rui Santos acrescentou que os restantes cerca de 60 utentes da instituição vão ser encaminhados para o Hospital Militar de Braga, que está entregue à Cruz Vermelha.

A decisão foi tomada pelas autoridades de saúde depois de Rui Santos exigir uma resposta imediata para o lar onde há 20 casos de infeção pelo novo coronavírus, 13 utentes e 7 funcionários:

Enquanto Rui Santos falava aos jornalistas, funcionárias do lar aproveitaram para pedir ajuda à janela:

Depois disto, Rui Santos recebeu a confirmação da transferência dos utentes para o Hospital Militar do Porto pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, que fez a articulação com os ministérios da Saúde e da Defesa.

O presidente da Câmara de Vila Real considerou ainda que é inconcebível a região transmontana tenha sido excluída da rede de laboratórios para o diagnóstico da Covid-19 e exigiu uma revisão da medida que inclua o centro hospitalar com sede em Vila Real:

Na área da Administração Regional de Saúde do Norte, os laboratórios com capacidade para diagnóstico da Covid-19 estão localizados no Porto, Gaia, Matosinhos, Braga e Guimarães.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *