Falha técnica de carro na Rampa de Murça faz dois mortos e oito feridos

Carro de Luís Silva, desgovernado, foi embater contra rails | Foto: JN Online


Uma falha técnica no carro de um piloto provocou, este domingo à tarde, um acidente na Rampa Porca de Murça, que fez dois mortos e oito feridos, dois deles em estado grave.

Pouco depois das 16 horas, Luís Silva, piloto de Famalicão, cortou a meta, o acelerador do carro que conduzia colou, perdeu o controlo e 105 metros depois foi contra a assistência.

Ni Amorim, presidente da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, diz que os relatórios dos delegados técnicos confirmaram uma falha técnica no carro de Luís Silva:

Atrás dos rails de proteção abalroados pelo carro estavam as duas vítimas mortais: José Avelino Cruz, jardineiro da câmara de Murça, e Maria Constância de Andrade, residente em Levandeira, aldeia próxima do local do acidente. Ambos tinham 55 anos de idade.

Um dos dois feridos graves é um bombeiro da corporação de Murça, César Lourenço, que ficou com lesões nas pernas, de acordo com o comandante dos bombeiros Ricardo Inácio:

Nem César Lourenço nem o outro ferido grave correm perigo de vida. Ambos foram encaminhados para o Hospital de Vila Real, tal como os seis feridos ligeiros. O piloto saiu ileso.

O comandante da GNR de Murça, Teodoro Silvano, adiantou que o BMW M3 E30 foi apreendido para que sejam realizadas as perícias necessárias ao apuramento do que se passou com a máquina com cerca de 300 cavalos de potência.

A Rampa Porca de Murça realiza-se há mais de 30 anos e, de acordo com o presidente da Câmara de Murça, Mário Artur Lopes, reúne todas as condições de segurança e nunca registou um acidente grave:

O presidente da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, Ni Amorim, não vê razões para que a competição deixe de se realizar em Murça:

O presidente da Câmara de Murça salientou ainda que foram decretados três dias de luto municipal, de hoje até quarta-feira.

Local do acidente | Foto: Eduardo Pinto

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *