
A Associação de Estudantes do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto organizou o “Med on Tour”, durante o último fim de semana, em cerca de 20 concelhos do Norte do país.
Carrazeda de Ansiães, Mirandela, Macedo de Cavaleiros, Vimioso, São João da Pesqueira, Lamego, Mesão Frio, Mondim de Basto, Vila Real e Figueira de Castelo Rodrigo foram os municípios abrangidos em Trás-os-Montes e Alto Douro.
A atividade consistiu na realização de rastreios gratuitos à população geral, em parceria com as câmaras municipais dos concelhos selecionados para o “Med on Tour”.
A iniciativa visou, sobretudo, a deteção de fatores de risco cardiovascular e a educação para a saúde.
Patrícia Costa, uma das futuras médicas formadas no ICBAS, esteve este fim de semana nas farmácias e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho de Carrazeda de Ansiães, e explicou à repórter Susana Cardoso o que fizeram nesta iniciativa:

E as pessoas disseram sentir-se já ajudadas através dos rastreios realizados por estudantes de Medicina do ICBAS. Albertino e Judite foram duas das pessoas que, em Carrazeda de Ansiães, foram ao rastreio:

O “Med on Tour” decorreu este fim-de-semana, em cerca de 20 concelhos do Norte do país, nomeadamente em IPSS e farmácias. Carrazeda de Ansiães, Mirandela, Macedo de Cavaleiros, Vimioso, São João da Pesqueira, Lamego, Mesão Frio, Mondim de Basto, Vila Real e Figueira de Castelo Rodrigo foram os municípios da região abrangidos.
O rastreio de Carrazeda de Ansiães contou com o apoio da Câmara Municipal.