Vígilias em várias cidades para homenagear o jovem assassinado em Bragança

Giovani Rodrigues morreu no dia 31 de dezembro num hospital do Porto | Imagem: DR


Hoje, às 15 horas, vão realizar-se várias vigílias de homenagem ao estudante cabo-verdiano Luís Giovani, morto em Bragança. Estão marcadas para Bragança, Lisboa, Praia (Cabo Verde), Londres, Paris e no Luxemburgo.

Luís Giovani dos Santos Rodrigues morreu a 31 de dezembro do ano passado no hospital, após ter sofrido, dez dias antes, uma agressão perto de uma discoteca em Bragança onde estivera com amigos.

Ontem, realizou-se, em Mirandela, uma ação de solidariedade e de apelo contra qualquer tipo de violência.

Foi organizada pela comunidade estudantil da Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo de Mirandela, onde Giovani Rodrigues frequentava o curso de Design de Jogos Digitais.

Na Ponte Velha, em Mirandela, foi depositada uma coroa de flores, e simultaneamente lançadas ao rio Tua 21 rosas, simbolizando os 21 anos do jovem cabo-verdiano.

O presidente da Associação de Estudantes Africanos do IPB, Wanderley Antunes, admite que se vive um clima de grande consternação e só pede que seja feita justiça:

Apesar de haver muito ruído em torno da possibilidade de o ódio racial ter sido um dos fatores que motivou este trágico desfecho, Wanderley Antunes desdramatiza e prefere pensar que se tratou de um caso isolado:

Também o Município de Mirandela se associou a esta homenagem, com o vice-presidente do executivo, José Miguel Cunha, a condenar o ato e a assegurar que esta é uma região com baixos índices de criminalidade, pelo que este ato isolado não pode manchar esses níveis de segurança e ser um fator de inibição para a vinda de mais alunos para as escolas do IPB:

A par desta homenagem, está programada, para hoje, em Bragança uma marcha pacífica e silenciosa, pelas 15 horas.

A marcha terá início, no IPB, e seguirá até à Catedral, onde será realizada uma missa presidida pelo Bispo de Bragança e Miranda, D. José Cordeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *