Feira Medieval de Torre de Moncorvo realiza-se de 24 a 26 de abril de 2020



A próxima edição da Feira Medieval de Torre de Moncorvo realiza-se nos dias 24, 25 e 26 de abril e tem como tema principal “Trovas de D. Dinis na Terra do Ferro”.

O Rei D. Dinis não só apreciava literatura, como foi ele próprio um poeta notabilíssimo e um dos maiores e mais fecundos trovadores do seu tempo. Aos nossos dias chegaram 137 textos da sua autoria, distribuídos por todos os géneros (cantigas de Amor, cantigas de Amigo e cantigas de Escárnio e Maldizer).

Em 2020, a Feira Medieval mantém as suas características mais importantes, a de ser dedicada ao rei D. Dinis e do ferro estar presente em todas as edições.

D. Dinis na sua passagem por Santa Cruz da Vilariça verifica a centralidade do lugar onde hoje se situa Torre de Moncorvo e a sua importância na defesa contra as incursões espanholas, atribuindo a 12 de Abril de 1285 foral a “Turre Menendi Corvi “ e mandando construir a cerca, como refere o documento de 1295. A 2 de Novembro de 1319 concede-lhe Carta de Feira.

Com o surgimento desta nova vila, D. Dinis incentiva o povoamento e a exploração económica da região, fomentou todos os meios de uma riqueza nacional, na extração de prata, estanho e ferro.

Assim, no decorrer dos três dias são várias as experiências que podem ser vividas, as recriações históricas e cantigas de amigo, escárnio e maldizer que serão interpretadas na terra do ferro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *