Irene Canelhas, de Seixo de Ansiães, a modista da mãe de Marcelo Rebelo de Sousa

Irene Canelhas na garagem de casa onde passa os seus dias | Foto: Eduardo Pinto


Hoje vamos conhecer a história de Irene Canelhas, 86 anos, natural e residente em Seixo de Ansiães, no concelho de Carrazeda de Ansiães. Irene foi modista da mãe do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, durante os 25 anos que viveu Brasil.

Coincidiram a ir para lá na sequência da revolução do 25 de Abril de 1974 em Portugal.

O casal como refugiado, já que Baltazar Rebelo de Sousa desempenhou funções governativas em Moçambique durante os últimos anos do Estado Novo, e a modista, chamada por uma irmã, para fugir à instabilidade que se verificava em Luanda, Angola, onde trabalhou 11 anos.

A arte da costura, aprendida com 16 anos, ainda em Seixo de Ansiães, foi o seu modo de vida durante longos anos, como conta Irene Canelhas nesta entrevista:

A história de Irene Canelhas, 86 anos, natural e residente em Seixo de Ansiães, no concelho de Carrazeda de Ansiães.

Irene foi modista da mãe do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, durante os 25 anos que viveu Brasil e até que regressou a Portugal, em 1998.

A Marcelo Rebelo de Sousa só o conheceu pessoalmente em Portugal, quando era presidente do PSD (1996-1999) e durante uma deslocação a Carrazeda de Ansiães.

Agora, gostava de não morrer sem voltar a ver o professor Marcelo.



Irene já perdeu o marido e a filha. Vive sozinha e debilitada. Gostava de passar os últimos dias em casa. Se for visitada por Marcelo pretende alertá-lo para quem como ela precisa de melhor assistência a domicílio.

Atualmente, o almoço é-lhe levado pelo Centro de Dia de Lavandeira, que também lhe garante ajuda na limpeza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *