Peixes mortos devido a poluição em Mirandela

Peixes mortos concentrados no açude de Eixes, em Mirandela | Foto: Direitos Reservados

Crime ambiental no rio Rabaçal, junto à localidade de Eixes, no concelho de Mirandela. Uma enorme mancha de gordura, água acastanhada e centenas de peixes mortos.

Foi o cenário que alguns habitantes da aldeia de Eixes denunciaram às autoridades, como confirma Maria Gouveia, coordenadora da proteção civil municipal de Mirandela:

Os habitantes de Eixes estão indignados com este crime ambiental:

Dada a proximidade de uma fábrica de extração de óleo de azeitona, em Leirós, já no concelho de Valpaços, os habitantes de Eixes suspeitam que esta situação tenha acontecido devido a uma eventual descarga dessa unidade industrial:

Confrontados com estas suspeitas, os proprietários da fábrica em causa, não quiseram prestar declarações gravadas, mas negam que tenha sido efetuada qualquer descarga e também já verificaram se teria havido qualquer descarga acidental, mas não foi detetada qualquer anomalia, acrescentando que estão a colaborar com as autoridades para apurar o que realmente terá acontecido.

Entretanto, esta manhã, os serviços de proteção civil de Mirandela e Valpaços, já procederam aos trabalhos para retirar os peixes mortos e a nata de gordura que estava concentrada junto ao açude de Eixes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *