Castro de Sapelos em Boticas em vias de ser classificado

Escavações no Castro de Sapelos, freguesia de Sapiãos, em Boticas
Foto: Município de Boticas

Já está aberto o procedimento de classificação do castro de Sapelos, um povoado fortificado inserido no Parque Arqueológico do Vale do Terva, no concelho de Boticas.

O presidente da Câmara de Boticas, Fernando Queiroga, entende que a classificação deste castro pode “ajudar a catapultar” o povoado fortificado onde está a ser feito “um trabalho de beneficiação expensas do município”.

O autarca referiu ainda que a classificação poderá também “ajudar a obter financiamento” para prosseguir com os estudos e a beneficiação daquele espaço.

De acordo com informação da página na internet do PAVT, o castro de Sapelos “é um dos mais complexos locais fortificados do Vale Superior do Terva, pela articulação que realiza entre as linhas de muralha e um labiríntico complexo de fossos defensivos, durante décadas interpretados como trincheiras mineiras”.

Os trabalhos arqueológicos de que tem sido objeto permitiram igualmente comprovar a sua ocupação entre o século II a.C. e o século II d.C., tendo-se identificado diversas estruturas de habitação de planta circular e retangular.

Por Rádio Ansiães/Lusa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close