Serviços públicos prestados em carrinhas com Internet

Foto: Eduardo Pinto

Mais de 63 mil pessoas do distrito de Bragança vão poder aceder a 240 serviços públicos, disponibilizados por carrinhas elétricas equipadas com material informático e acesso à Internet.

A Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes colocou estes balcões móveis em cada um dos nove concelhos – Todos os do distrito de Bragança, menos Carrazeda, Moncorvo e Freixo, que pertencem à Comunidade do Douro.

O modelo descentralizado de prestação de serviços, com características do Balcão do Cidadão, foi apresentado em Bragança, na presença do secretário de Estado da Modernização Administrativa.

Luís Goes Pinheiro referiu que o modelo pode ser replicado no resto do país. “A nossa intenção é usar este bom exemplo para estimular outras comunidades intermunicipais a fazerem o mesmo”, sublinhou.

Os balcões móveis vão servir mais de 63 mil pessoas com 240 serviços públicos, como revalidar a carta de condução, pedir o registo criminal, alterar a morada no cartão do cidadão, entre muitos outros.

O presidente da Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes , Artur Nunes, destacou que o projeto que descentraliza e aproxima os serviços públicos, num território disperso e envelhecido, é uma “mais-valia”, já que “presta serviços quase personalizados à porta de casa”.

O projeto foi executado em colaboração com a Agência para a Modernização para permitir a disponibilização de serviços da Administração Central.

Por Rádio Ansiães / Rádio Brigantia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close