Garantida verba para acabar de limpar Cachão

Já foram retiradas cinco mil toneladas de resíduos perigosos | Foto: Direitos Reservados

O ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Matos Fernandes, garante que o Fundo Ambiental vai disponibilizar a verba necessária para remover os escombros do antigo Complexo Agroindustrial do Cachão.

Depois de concluída, no início deste ano, a retirada de cinco mil toneladas de resíduos perigosos – impacto principal de dois incêndios, em 2013 e 1016 – vai ser preciso limpar o resto dos materiais.

O ministro assegura que “a verba está garantida” no Fundo Ambiental. Matos Fernandes pediu ao presidente da administração da Agroindustrial do Nordeste, Fernando Barros, para apresentar o pedido formalmente. Depois será “selado um protocolo para se concluir a retirada daqueles resíduos que foram indevidamente ali colocados”.

A verba necessária andará à volta dos 200 mil euros, de acordo com Fernando Barros, também autarca de Vila Flor. Vai ser necessário fazer “uma limpeza mais fina” no Cachão, porque ainda “há resíduos espalhados”, e também “fazer a contenção dos edifícios atingidos pelos incêndios, por razões de segurança”.

Esta intervenção também é necessária para dar ao complexo “outra imagem”, já que o objetivo é revitalizar o local como um centro empresarial da região. A verba que será disponibilizada pelo Fundo Ambiental também servirá também para cobrir os custos da primeira fase da retirada dos resíduos perigos, que na altura não foram contemplados.

Por Rádio Ansiães

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *