Estes são os países mais saudáveis do mundo

Espanha e Itália ocupam os dois primeiros lugares no índice da Bloomberg que mede vários fatores que contribuem para a saúde dos países.

Como é que se conclui quais são os países mais saudáveis do mundo? A Bloombergreuniu vários indicadores como a esperança média de vida, o acesso a água potável e saneamento básico e as penalizações por comportamentos de risco como o tabagismo e a obesidade.

A agência norte-americana concluiu esta semana que Espanha é pela primeira vez o país mais saudável do mundo, ultrapassando a Itália, que tinha ocupado a liderança no ranking anterior, publicado em 2017. Islândia fecha o pódio.

Entre os 169 países avaliados, Portugal ocupa o lugar 22, abaixo de Chipre e imediatamente à frente da Alemanha. Portugal, ainda assim, baixou uma posição face à anterior publicação.

A dieta mediterrânica ajudar a explicar a liderança de Espanha, graças ao consumo de azeite e de frutos secos. Isto pode explicar “o menor índice de acidentes cardiovasculares do que os ocorridos nos países em que é seguida uma dieta pobre em gorduras”, segundo um estudo conduzido pela escola de Medicina da universidade de Navarra e citado pela agência norte-americana.

Nota ainda para Cuba, que ocupa a posição 30, cinco lugares acima dos Estados Unidos. A aposta na prevenção em detrimento do diagnóstico e do tratamento é argumento para a vantagem de Cuba, o país melhor classificado no ranking e que não está na lista de “salários altos” do Banco Mundial.

Leia mais em Dinheiro Vivo a sua marca de economia

Por: DN

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *