Hospital de Vila Real reduz lista de espera em Urologia

Hospital de São Pedro, em Vila Real | Foto: Eduardo Pinto

O Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD ) vai avançar com um plano de recuperação para combater a lista de espera na especialidade de urologia.

Segundo a Agência Lusa, a solução pode passar por realizar, adicionalmente, primeiras consultas em dois sábados por mês, respeitando os critérios de prioridade e antiguidade.

Segundo a unidade hospitalar, no primeiro dia em que foi implementado o plano (no passado sábado) foram realizadas 63 consultas.

Segundo dados disponíveis no Portal da Saúde, o tempo de espera para primeira consulta em urologia, no hospital de São Pedro, em Vila Real, era de 1.775 dias para doentes não prioritários, e a lista de espera era de 2.278 utentes.

Os dados são referentes a 31 de outubro de 2018 e, de acordo com o centro hospitalar, os tempos de espera estão a ser cumpridos para doentes prioritários e muito prioritários.

A administração do centro hospitalar prevê que, até o final deste ano, “cerca de 2.000 utentes em lista de espera sejam atendidos em primeiras consultas de urologia” e que haja “uma recuperação significativa no que diz respeito aos tempos máximos de resposta garantidos nesta especialidade”.

Está também prevista, acrescentou o centro hospitalar, “a realização de cirurgia adicional de urologia”.

“Este é um problema que se arrastava há anos, mas que conheceu, agora, um novo rumo”, salientou a administração do CHTMAD, liderada por João Oliveira.

O Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro agrega os hospitais de Vila Real, Chaves e Lamego.

Lusa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close