JSD exige ensino secundário em Vimioso e Freixo

Jovens Sociais Democratas junto à EB 2 e 3 de Freixo de Espada à Cinta
Foto: JSD

A Distrital da JSD de Bragança reivindica ao Governo a implementação do ensino secundário nos concelhos de Vimioso e Freixo de Espada à Cinta.

Os jovens sociais-democratas foram às atuais escolas básicas daqueles concelhos afixar cartazes alusivos a essa exigência, distribuíram panfletos explicativos e conversaram com as direções dos agrupamentos, pais e alunos.

O presidente dos jotinhas laranja do distrito de Bragança, Paulo Afonso, referiu que estas deslocações aos dois concelhos culminou uma série de iniciativas que pretendem “encontrar uma solução para esta lacuna que tem prejudicado os jovens e as suas famílias”.

Paulo Afonso puxa da Constituição para criticar que “o Estado não está a assegurar”, o que considera ser a “igualdade no acesso ao ensino e a criação de uma rede pública, condicente com as necessidades das populações”.

O dirigente da JSD sublinha que se o ensino secundário é obrigatório, então “tem de ser assegurado que todos os jovens têm essa possibilidade”.

A sua preocupação prende-se com o facto de os jovens de Freixo e de Vimioso serem “obrigados a abandonar, precocemente, as suas famílias e as suas localidades, para poderem ter acesso ao ensino secundário noutros concelhos”.

Os que não abandonam as suas residências são “obrigados a fazer centenas de quilómetros diariamente, causando um sério impacto no seu rendimento escolar”.

Esta saída precoce das terras acaba por ter peso no abandono destes concelhos e consequente no despovoamento da região. “Se um jovem é obrigado, em tenra idade, a estabelecer-se noutra localidade, as suas raízes também se fixarão fora dos concelhos de onde são naturais. Entendemos que tal coloca em causa a permanência dos nossos jovens nestes territórios, já por si, bastante envelhecidos e despovoados”, vinca Paulo Afonso.

Por Rádio Ansiães

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close