CDS/PP propõe controlo de javalis e seguros para agricultores

CDS/PP salienta que o javali está a transforma-se numa praga em Portugal
Foto: Direitos Reservados

O CDS/PP quer que a população de javali seja mais controlada no nosso país. Ao mesmo tempo defende a valorização da sua carne. Visando estes objetivos, apresentou dois projetos de resolução na Assembleia da República.

A deputada do CDS Patrícia Fonseca defende a realização de um estudo para se perceber “qual é a dispersão territorial das populações de javalis”. Entende também que deve ser “facilitado o abate” deste tipo de animal, “com esperas e batidas”.

A parlamentar sugere ainda criação de um “programa de promoção da carne de javali”, já que, tendo em conta a sua qualidade, poderia transformar-se numa “nova área de negócio nas zonas rurais”.

O CDS/PP também recomenda ao Governo a criação de um “seguro” para salvaguardar os bens dos agricultores dos ataques de animais selvagens. “Não devem estar à espera de um subsídio do Estado cada vez que ocorrem danos”, frisa.

Os centristas ainda recomendam o apoio à instalação de proteções nos campos agrícolas para evitar a destruição das culturas por espécies de caça maior. 

Por Rádio Ansiães / Rádio Brigantia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Close